Sabemos que o mundo está em constante mudanças e, consequentemente, as necessidades das pessoas também mudam. Com a experiência da pandemia do Covid-19, valorizamos ainda mais alguns pontos que são importantes para o nosso dia a dia, que naturalmente acabamos esquecendo e não nos preocupando tanto, como o contato com a natureza e as características que podemos agregar dela. E a arquitetura biofílica acaba suprindo as necessidades nesse aspecto.
O Parque Camboriú, um novo empreendimento na cidade de Camboriú-SC, vem com um novo propósito e modo de morar. Idealizado e projetado pela PZ Empreendimentos com o apoio da Organa EcoEmpreendimentos, essa experiência tem a arquitetura biofílica como principal norteador para o sucesso de sua missão.
Por isso, viemos explicar tudo sobre esse tema, para você ficar ainda mais por dentro desse assunto e se apaixonar por esse conceito da arquitetura biofílica. Vem conferir!
Arquitetura Biofílica: o que é?
Começamos então explicando brevemente para você o conceito de “biofilia”. Esse princípio é, basicamente, sobre conectar pessoas à natureza para melhorar o seu bem estar. É estar cada vez mais próximo a elementos que compõem o meio natural, como plantas, minerais e a água. Quando lemos o termo, achamos que é apenas em relação ao contato com plantas, mas não para por aí.
Partindo disto, a arquitetura biofílica, nada mais é, do que projetos que visam uma estratégia de incorporar características da natureza aos espaços construídos, como luz natural, vegetação e até elementos como a pedra e a madeira. Está totalmente voltada para trazer as melhores coisas da natureza para dentro da moradia. E o Parque Camboriú tem várias dessas características em seus partidos arquitetônicos. Vem descobrir quais são a seguir!
Quais aspectos o Parque Camboriú possui de arquitetura biofílica?
Em nosso artigo anterior aqui no blog, falamos sobre as 5 principais vantagens de morar no Parque Camboriú, e mostramos brevemente sobre os pontos importantes em relação a tudo o que o nosso empreendimento agrega de valor sobre a biofilia. Agora, vamos falar sobre cada um desses pontos mais a fundo, para que não reste dúvidas sobre o porque que o Parque Camboriú é o melhor lugar para você morar.
Maior ventilação natural
O desenho do Parque, que é composto por três torres de moradias e espaços coletivos, estão espaçados de forma a contribuir em uma circulação aberta. Esse corredor de acesso aos apartamentos traz um enorme conforto térmico, principalmente no que diz respeito à ventilação natural.
Essa estratégia de projeto garante a passagem do vento por todo o percurso da circulação principal das torres, trazendo uma renovação do ar mais recorrente e contribuindo para o bem-estar dos moradores. É uma solução ótima para aqueles dias de calor intenso do verão, e também acabar com a vasta umidade que uma cidade litorânea acaba possuindo.
Iluminação Natural
Conectada com o partido da circulação aberta, o Parque Camboriú também conta com uma ótima iluminação natural pelo empreendimento. Os traços angulados e o espaçamento entre as torres promovem uma melhor entrada da luz solar, permitindo que o sol esteja presente no período da manhã – para aquele café matinal delicioso – e também durante a tarde – para aproveitar a vista e ler um bom livro ao sol.
A iluminação natural traz a você uma ótima qualidade de vida, visto que sua grande influência sobre o comportamento humano é capaz de aflorar sensações de disposição e felicidade. E o melhor: com uma incidência maior de luz natural, reduz os custos com energia e contribui para a sustentabilidade. Tudo muito bem pensado, né?
Contato com o verde!
Diante de tantas vantagens que a ventilação e a iluminação natural trazem para o nosso bem estar, ainda trazemos o nosso principal diferencial quando montamos as estratégias de projeto da arquitetura do Parque Camboriú: a sua proximidade com a floresta e seu contato com o meio verde.
Com uma área verde preservada de 8500 m² próximo ao empreendimento, a conexão com a natureza pode ser feita no seu dia a dia. Desde o momento ao olhar para a janela e presenciar uma vista deslumbrante da floresta, até o som dos pássaros e o frescor do ar puro.
Na circulação aberta, também posicionamos plantas, para que em nenhum momento da sua rotina você não fique em contato com a natureza. E vale ressaltar que o contato com a natureza, seja visual ou não, ajuda no humor e motivação do dia a dia.
E então, está preparado para descobrir um novo jeito de viver e morar?
Agora que você já sabe mais sobre o que é uma arquitetura biofílica e todos os principais pontos que o Parque Camboriú agrega desse conceito para o empreendimento, está cada vez mais fácil de se apaixonar pelo residencial, né?
Contribuir para uma melhor sustentabilidade e principalmente bem-estar de quem viverá no Parque é a nossa missão. Os benefícios de morar junto à natureza são diversos, e cada vez mais é uma necessidade para a nossa qualidade de vida.
Se despertou em você interesse em saber mais, passe no nosso showroom e venha conversar com um dos nossos consultores, para tirar eventuais dúvidas e já garantir o seu lugar dentro desse edifício que vai modificar a cidade de Camboriú e região.
Nosso espaço de atendimento fica na Avenida Santa Catarina, número 1194 no bairro Tabuleiro, em Camboriú.
Esperamos você lá! E não deixe de acompanhar nossas próximas matérias aqui no blog ou no nosso Instagram. Até logo!
One thought on “A arquitetura Biofílica no Parque Camboriú: Entenda o que isso significa.”
Pingback: Parque Camboriú: empreendimento referência em Bio Living - Parque Camboriú